Às vezes não nos damos conta de quantos gatos já foram retratados em desenhos animados, filmes e quadrinhos. Aqui mostro os principais. Qual o seu preferido? Eu adoro os mais fofos como a Pussyfoot.

Félix

Foi o primeiro personagem de desenho animado popular ao ponto de, por si só, atrair o público. Félix saiu dos estúdios Sullivan, alcançando sucesso nos anos 1920, época dos filmes mudos.


Figaro

Gatinho preto e branco de Geppetto do filme de Walt Disney de 1940, Pinóquio. Ele também apareceu como animal de estimação da Minnie e teve três desenhos próprios, "Figaro and Cleo" (1943), "Bath Day" (1946) e  "Figaro and Frankie" (1947).


Hello Kitty

É uma personagem mundialmente conhecida criada pela empresa japonesa Sanrio em 1980. Ela tem uma irmã gêmea chamada Mimmy e namora um gatinho branco chamado Filp.


Garfield, Arlene e Nermal

Garfield começou com tirinha em jornal. É criação de Jim Davis, que tirou o nome de seu avô James Garfield Davis (este teve seu nome inspirado pelo presidente americano James Garfield). Arlene é sua namorada e Nermal sempre enche sua paciência.


Dinah e Cheshire

Dinah é a gatinha de estimação de Alice e Cheshire ou Careteiro é o gato que ela encontra no País das Maravilhas, obra publicada em 1865. O último filme produzido é de 2010, dirigido por Tim Burton.


Lúcifer e Pom-Pom

É o gato da terrível madrasta de Cinderela, do filme americano da Disney. O animador Ward Kimball achou a inspiração para Lúcifer no próprio quintal. Um gato gordo, grande e preguiçoso que se aproveitava de qualquer chance para fazer todo o mundo se acomodar a seus pés. Se apaixona por Pom-Pom em Cinderela II: Dreams Come True.


Claude e Pussyfoot

Do desenho da Warner Bros, Claude foi criado nos anos 40 por Chuck Jones. Pussyfoot é uma filhote muito meiga e encantadora. Quem for mexer com ela terá que enfrentar o grande Buldogue Marco Antônio, que a ama e a proteje.


Marie e Cia

Marie é do filme da Walt Disney Pictures, Aristocats que mostra uma familia de gatos da alta sociedade francesa que, com a ajuda de um gato de rua e sua turma, tentam achar o caminho de casa depois que são sequestrados pelo mordomo de seus donos.



Pudim

Ela é a gatinha da Moranguinho (Strawberry Shortcake), desenho animado dos anos 80. Tinha a capacidade de falar com os humanos e outros animais. Vivia com sua dona num mundo de frutas, tortas e chocolate. Em 2009 o desenho foi modernizado para o que é hoje.


Lorde Gato (Heathcliff)

 Desenho animado de 1984, onde o gatinho de rua ficava tentando enfiar uma lata de lixo na cabeça das pessoas. Engana e rouba para conseguir comida, mas no fundo é bom.


Eek

Do desenho da década de 90, Eek é um gato roxo que adora ajudar os outros, mas sempre acaba atrapalhando, o que leva muitos a interpretarem mal a sua atitude.


Lili e Raul

Do desenho japonês Honey, Honey, a gata branca Lili engoliu um anel valioso e passou a ser perseguida. Assim, Favo de Mel, sua dona, foi obrigada a fugir pelo mundo para mantê-la viva. Raul  era o gato do ladrão Fênix. No fim, eles se apaixonam e os gatinhos também.


Cruel

Os Smurfs tinha como vilão o feiticeiro Gargamel que era dono do gato Cruel. Inicialmente Gargamel queria apenas comer os Smurfs; mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de Smurfs como ingrediente, mas depois de repetidas falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente. 


Manda-Chuva e Cia

Manda-Chuva é uma série animada de Hanna-Barbera dos anos 60. O personagem principal, Manda-Chuva (chamado de M.C.) é o líder de uma gangue de gatos de rua de Nova York: Bacana, Espeto, Batatinha, Gênio e Chu-Chu. O guarda Belo sempre tenta expulsá-los do beco.


Mingau

O gato de estimação da Magali da Turma da Mônica de Maurício de Sousa. É da raça angorá, inteligente, esperto, participa ativamente da vida da família, com sua graça e elegância. Todos o adoram, menos o pai da Magali, pois ele tem alergia a pelos. O nome Mingau foi criado em 1989 em um concurso em que leitores podiam opiniar o nome do gato.


Penelope

Do desenho Pepé Le Pew da Warner Bros, a gata Penelope é sua musa. Ela teve suas costas acidentalmente pintadas de branco, o que a faz parecer-se com um gambá fêmea. Ao vê-la, Pepé se apaixona instantaneamente. Este sendo o motivo dos desenhos protagonizados pelos dois: a perseguição amorosa de Pepé e a fuga desesperada de Penelope.


Frajola

Frajola é um gato com problema de dicção (que o faz falar cuspindo igual ao Patolino) que vive perseguindo o passarinho Piu-Piu e o rato mexicano Ligeirinho. A série é da Warner Bros, criada em 1945.


Frajuto

Do desenho Tiny Toons dos anos 90. É inspirado no Frajola. Sempre se dá mal. Em alguns episódios, é o gato de estimação da Felícia.


Si e Am

Gatas siamesas do filme da Disney, A Dama e o Vagabundo de 1955. Tia Sarah está cuidando do bebê da família e acha que a Dama quer atacá-lo e a deixa na sala com suas gatas. Elas fazem uma grande bagunça e culpam a cadela.


ThunderCats

ThunderCats foi uma série de animação desenvolvida por Rankin/Bass em 1983. Conta as aventuras de um grupo de felinos sobreviventes do planeta Thundera. Entre os personagens principais estão o jovem lorde dos ThunderCats, Lion-O, Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKit, WilyKat e Snarf.


Tom

Desenho dos anos 50 de Hanna-Barbera, Tom & Jerry, se baseia geralmente em tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry, e o caos e a destruição que se segue. Inspirou a versão em humor negro e sádica dentro de Os Simpsons chamada Comichão & Coçadinha. (Itchy & Scratchy).


Zipper

Personagem do desenho Nossa Turma (Get Along Gang) da década de 80, que contava as aventuras de uma turma de doze animais liderados pelo alce Montgomery, sempre valorizando o espírito de equipe e o companheirismo.


Mittens

Gata de rua do filme da Disney Bolt que obriga pombos a buscar comida para ela. Bolt a força a ajudá-lo a voltar para Hollywood.


Gatola da Cartola

Livro do escritor americano Dr. Seuss de 1957 que virou desenho animado em 1971 e filme em 2003, intitulado "O Gato".


Snowball

Ele é o gatinho de estimação da família Simpsons. Bart e Lisa assistem o desenho Comichão e Coçadinha, um rato e um gato que brigam. A série estreou em 1989 e é produzida interruptamente até hoje.


Gato de Botas e Kitty

O Gato de Botas nasceu como um conto de fadas de autoria do escritor francês Charles Perrault em 1697. Em 2011 foi lançado o filme solo do Gato de Botas. O personagem já teve participações em três dos quatro filmes da série "Shrek".


Sr. Gato

É da série de desenho animado Kid vs Kat, de 2008. Coop e Millie (irmãos) são seus donos. Sr. Gato parece ser um gato normal da raça Sphynx, mas é na verdade um alienígena felino que veio ao planeta Terra para domina-lo.

3 Comentários