Gato


Criei este post para troca de opiniões entre nós. Não sou veterinária. As informações veem da minha experiência com meus dois gatos e dos gatos que cuidei como babá de animais. Lembrando que cada gato tem uma personalidade e problemas diferentes. Por tanto, conte nos comentários como é para você.

Primeiramente, se você quer ter um ou mais gatos, não pode se importar com pelos pela casa e nas roupas, nem sofá arranhado. Não recomendo ter pássaros, hamsters/ratos ou plantas. Os vira-latas tem menos problemas de saúde e necessitam de menos cuidados.


Gatos são sociáveis?
O Abel vai com tudo mundo. Já cuidei de uma gatinha que vinha me receber na porta quando chegava. Se não tem ninguém no meu apartamento, os meus dormem virados para a porta esperando alguém chegar. Discordo quando ouço que são metidos e fazem a linha "não preciso de ninguém". O Kim me segue o dia todo, pede colo e nunca rejeitou carinho. O gato escolhe uma pessoa para amar, é fiel, por tanto alguns só permitem que ela faça determinadas coisas com ele. Se seu gato tem problemas de sociabilidade, agressividade, ou é bagunceiro, recomendo que assista ao programa de TV, Meu Gato Endiabrado. Jackson Galaxy, especialista em comportamento felino dá dicas.

Posso criar meu gato solto?
Não. Os gatos que passeiam pelas ruas estão sujeitos a agressões de outras pessoas e outros animais, a envenenamento, atropelamento, doenças, entre outros. Eles não sofrem por ficarem apenas dentro de casa. Coloque redes de proteção nas janelas para evitar quedas. Em alguns casos, é possível você mesmo comprar a tela e colocar. Sai mais barato que contratar uma empresa especializada.

Como educar meu gato?
Gatos filhotes aprontam muito mais que adultos. Não adianta falar, gritar e muito menos bater. Eu adotei a expressão corporal. Quando meu gato está na porta da cozinha para entrar, eu o empurro com gentileza para fora. Depois de repetir de duas a quatro vezes, ele já entende totalmente que não pode e me espera do lado de fora. Se você não quer o gato na cozinha, nunca o alimente lá. Mais informações.

Sobre ensiná-lo a fazer as necessidades na privada, eu não acho bom o gato pisar e sujar a tampa. Ainda precisaria dar a descarga, além de deixar a tampa aberta. As fezes felinas transmitem doenças e prefiro não misturá-las com as nossas. Assista um vídeo de um gato fazendo xixi no vaso aqui.

Qual a melhor alimentação?
Para prevenir problemas de saúde no futuro, forneça apenas ração de ótima qualidade que são as Premium e Super Premium. Recomendo as sem conservantes químicos como a  Equilíbrio e Purina Pro Plan. Não economize nisso. Para gastar menos, compre pacotes grandes, de 7,5kg a 10,1kg. Ração boa não vende em supermercado, nem é colorida. Atenção para o que está escrito na embalagem, pois a mesma marca pode ter ração de baixa e de alta qualidade.

Qual areia higiênica devo utilizar?
Eu gosto das com grãos médios. Muito finos vem com pó que suja tudo em volta e pode ser inalado. Muito grossos não absorvem bem o xixi e podem machucar as patas. Não uso a sílica pois é mais cara e não economiza trabalho já que você terá que tirar as fezes. Não acho legal deixar o xixi ali.

Quais cuidados com a saúde?
Se o cheiro da urina estiver extremamente forte, de arder os olhos, ele pode estar bebendo menos água do que deveria. Gatos gostam de água fresca. Troque-a mais de uma vez por dia, tenha mais de um pote de água ou compre uma fonte elétrica e forneça comida úmida. Não recomendo abrir a torneira para ele beber, pois pode se acostumar com isso e não beber mais se não tiver alguém para abrir.

Gatos não demostram dor, por mais forte que seja. Então, sempre preste atenção em seu comportamento para detectar problemas de saúde.

Quais brinquedos?
Gato não é souvenir que você compra e deixa lá. É necessário gastar algum tempo para brincar com ele. Se não o fizer, ele poderá dormir demais ou desenvolver comportamento compulsivo (como andar em círculo ou de um lado para o outro). Todos costumam gostar de se divertir com fitas, canetas e caixas que possam entrar. Isso já o satisfaz, não precisa comprar brinquedos caros. Como o Abel é agitado e pede o tempo todo para brincar, comprei esta baratinha. Porém, não recomendo pois o distraiu bem, mas quebrou logo.

Pulgas e vermes, o que fazer?
A gente chama de remédio, mas é veneno para pulgas. Achava tudo muito tóxico, então tentei um método natural. Banho com arruda. Não deu certo. Li que colocar alho na ração, resolvia. Mas não tentei, pois imaginei que poderia fazer mal e descobri que faz mesmo. Veja nesta matéria. Então comprei Frontline Spray que é bem caro, e também não funcionou. Ministrei Capstar (comprimido) e resolveu. Sou contra usar talco antipulgas, pois pode cair nos olhos ou ser inalado. Já vi usarem Talfon. Atenção, este produto é apenas para uso em cães.

Para saber que seu gato está com verme, basta olhar as fezes. Saem vivos nelas. Qualquer comprimido para este fim resolve.

Quais os mitos sobre os gatos?
Ao contrário do que dizem, eles são muito apegados aos donos, não somente ao território. Não digam que gatos pretos dão azar nem de brincadeira. Isso é um grande problema na sociedade que faz muitos deles sofrerem.

2 Comentários

  1. ola

    eu tenho oito gatos e mais um em fat, sei bem como eles tem personalidades diferentes, educar um gato adulto e diferente de educar um gatinho, eu consigo educar gatos agressivos e entender porque sao agressivos, o ultimo era bastante agressivo e hoje da-me turrinhas, obedece-me e respeita-me, os outros ensinaram-lhe as regras da casa, o que tenho em fat e um gato arraçado de siames, tambem agressivo que esta em recuperaçao, tenho de o tornar adoptavel, o "treino" dura de 2 a 5 meses conforme o gato e os problemas que ele tem, neste caso terei de deixar o bichinho acalmar, estabilizar, e ter muita calma.... ela vai acabar por aprender e espero ter para ele um dono 5 estrelas...
    adoro gatos, e concordo qd diz que eles sao apegados aos donos, ate o meu pequeno diabrete, uma gata arisca como nunca vi e apegada a mim, la da maneira dela me mostra que gosta de mim... tenho 3 pretos e so me deram sorte ate agora.... essa de gato preto dar azar e ridicula, e gatos sao falsos e preguiçosos tambem nao cola.... as pessoas nao usam muitas vezes os neuroneos para pensarem e vao atras destas baboseiras infelizmente...
    helena leao

    ResponderExcluir
  2. Ola bom dia
    Tenho dois gatos vira latas. O chumbinho e a mirtis.
    Ja faz dois dias que se os dois se encontrarem a mirtis corre atraz dele e briga muito.
    Os dois sao castrados, a mirtis pouco tempo.

    Nao sei o que fazer para que os dois volte a ser como era antes super carinhosos e sempre juntos sem briga...

    Obrigado

    Rafael soares
    Sao paulo - mooca

    ResponderExcluir