• Formigas na ração. O que fazer?

    Formigas aparecem só de vez em quando na ração dos meus gatos no outono e inverno, mas nesse calor é o tempo todo. E quando elas vem, eles não comem. O que fazer? Pesquisando, achei e testei:

    (✘) Cravo - Não funciona.
    (✘) Canela em pau - Não funciona.
    (✘) Potinho com água em baixo - Tática antiga que não tem efeito. As formigas nadam.
    (✘) Passar limão no chão, em volta da vasilha - Funciona por poucos minutos.
    (✘) Dedetizar a residência - Além de caro, não podemos esquecer que é veneno e acho perigoso para animais e crianças. Um ex-professor meu me contou que dedetizou a casa. Disseram para ele que não era tóxico para seu cão e no fim, o bichinho foi parar no veterinário intoxicado.
    (✘) Alho - É tóxico para gatos. Jamais ofereça alho a eles.
    (✘) Colocar pouca ração e tirar a vasilha quando eles acabarem de comer - Meus gatos não estão acima do peso, então não precisam de controle na alimentação. Eles comem bem pouquinho e toda hora. A comida precisa estar disponível. Para cães é uma boa opção.

    Achei boa a ideia de colocar algo ácido para afastá-las, mas passar no chão ou nos pezinhos do suporte das vasilhas, era pouco. Então, peguei quatro tampas de garrafas pet, enchi com vinagre e coloquei em baixo, como mostra a imagem. Funcionou finalmente. Quando evaporar, adicione mais. Se suas vasilhas não são suspensas, coloque o vinagre num pratinho. O cheiro é ruim e com o tempo a acidez irá corroer tudo. É preciso proteger com plástico filme e trocar as tampinhas de dois em dois meses.

    Outra técnica é deixar no chão perto das vasilhas um grão de ração. As formigas vão no mais fácil, ou seja, naquele grão e a vasilha fica livre delas.




  • You might also like

    4 comentários:

    1. mais nao tem problema se o animal lamber o vinagre?

      ResponderExcluir
    2. Grazieli, os gatos não vão lamber.

      ResponderExcluir
    3. sha, o cheiro forte do vinagre não vai afastar o próprio gato de sua comida também?

      ResponderExcluir
    4. Os meus não se incomodaram com o cheiro. Agora mudei de potes, então uso a técnica de deixar um grão da ração para fora.

      ResponderExcluir