Para saber se uma ração é de qualidade, é preciso ler e analisar bem os ingredientes na embalagem. Mas não sabemos o que são a maioria, não é mesmo? Vou colocar aqui alguns pontos importantes que descobri.

Apesar de não ter a quantidade de cada ingrediente, eles vem em ordem decrescente, ou seja, o que tem em maior quantidade na ração, vem primeiro. Porém olha o que a Camilli Chamone informou em seu site:

"Em um pacote de ração para gatos de marca conhecida, os ingredientes do rótulo são listados nessa ordem: Farinha de sub-produtos de frango, milho moído, trigo, farinha de glúten de milho, farinha de soja, farelo de arroz, etc.

A maioria das pessoas ao lerem esse rótulo presumirão que 'farinha de subprodutos de frango' é o principal ingrediente, oferecendo uma fonte ampla de proteína. Errado. Na verdade, o milho é o primeiro ingrediente dessa ração para gatos. Para dar a impressão de que a fonte proteica é o principal ingrediente nessa ração, o fabricante dividiu o milho em duas categorias: milho moído e farinha de glúten de milho. Mas se você contar o total de todas as formas de milho utilizadas e contar o total de todas as fontes de proteína verá que o milho é muito mais abundante.

Na indústria de rações para pets, essa prática de rotulação se chama 'splitting' ('repartição', ou 'dividindo', em inglês). Os fabricantes querem que você pense que o principal ingrediente é alguma carne, e por isso dividem os produtos de milho em várias categorias."




Avaliação do Inmetro


O Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial analisou as rações para cães e gatos em 2001. Infelizmente são dados desatualizados, mas vale dar uma conferida.
http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2001/not20010720p13856.htm


Conservantes


BHTBHA e Etoxiquina são conservantes químicos. Há suspeitas de que o uso do BHT possa causar câncer a longo prazo. O uso dele é proibido em alguns países. A Etoxiquina é usada também como pesticida. Quase todas as rações do mercado brasileiro, mesmo as Premium e Super Premium, contém esses conservantes. Eu entrei em contato com as principais marcas para saber qual é o posicionamento delas sobre isso.

Resposta da Premier Pet para o uso:

"BHA e BHT são aprovados pelo FDA e pela AAFCO, órgãos internacionais que regulamentam o uso dos ingredientes na alimentação animal. Os antioxidantes são utilizados para ajudar na conservação dos alimentos, evitando a deterioração ou ranço e a produção de compostos tóxicos resultantes do processo de oxidação."

Resposta da Royal Canin:

"O BHA pode ser encontrado, por exemplo, na manteiga, em carnes, em cereais, em pastilhas elásticas, em batatas desidratadas ou na cerveja. Ele foi acrescentado pela Comissão Europeia na lista dos aditivos autorizados nos alimentos para animais com um teor máximo de regulamentação de 150 mg/kg de alimento."

Resposta da Eukanuba/Iams:

"A Eukanuba não é classificada como alimentação transgênica. Em relação a Etoxiquina, nossos alimentos contém a substância, porém níveis adequados, que não causam nenhum dano ao animal. O nível aceitável é de 75mg/kg de ração."

Os conservantes naturais são a vitamina E (tocoferol), vitamina C (ácido ascórbico), essência de alecrim e ácido cítrico. Procure por esses ingredientes no rótulo.

A classificação das rações como Premium ou Super Premium pode mudar de país para país.


Subprodutos


Sabe aquela imagem de um lindo bife ou posta de salmão na embalagem da ração? Eles estão apenas na ilustração mesmo. São utilizados subprodutos e não carne. O que gera bastante crítica também, é o uso de cereais, como o milho por exemplo. Alegam que pode causar obesidade e diabetes. Eu não sou especialista e por tanto, não sei se os grãos podem realmente ser prejudicial aos animais. Vale a análise e pesquisa de cada um.


Rações naturais


Vendidas no Brasil:
(Contém subprodutos, cereais e/ou transgênicos, porém sem conservantes químicos.)

Gran Plus, da Guabi
Composição: Farinha de Vísceras de Frango, Figado de Frango, Arroz Quebrado, Milho Integral Moído, Carne de Frango, Óleo de Frango, Farinha de Peixe, Glúten de Milho-60, Levedura Seca de Cervejaria, Casca de Soja, Óleo de Peixe, Óleo de Canela, Óleo de Linhaça, Polpa de Beterraba, farelo de Trigo, Óleo Vegetal, Ovo Integral Desidratado, Psyllium, L-Carnitina, Cloreto de Sódio, Fosfato Bicálcico, Carbonato de Cálcio, Ácido Fosfórico, Ácido Propiônico, Cloreto de Potássio, Sorbato de Potássio, Glucanos, Palatabilizante, Mannan-Oligossacarideos, Inulina, Extrato de Yucca, Essência de Alecrim, Tocoferol, Ácido Citrico, Premix Vitamínico e Mineral, Taurina, Lisina, Metionina.

Natural, da Guabi
Composição: Carne de Frango, Arroz Integral, Fígado de Frango, Farinha de Vísceras de Frango, Glúten de Milho, Óleo de Peixe Refinado, Gordura de Frango, Fibra de Ervilha, Polpa de Beterraba, Fibra de Cana, Psyllium em Grão, Proteína Isolada de Soja, Levedura Seca de Cervejaria, Arroz Quebrado, Ovo Desidratado, Hidrolisado de Figado de Frango, Essência de Alecrim, Tocoferol, Ácido Cítrico, Prebióticos (mannan-Oligossacarideos, Inulina), Extrato de Yucca, Sulfato de glicosamina, Sulfato de Condroitina, Beta-Caroteno, L-carnitina, Lisina, Metionina, Triptofano, Taurina, Vitaminas (A, D3, E, K, C, B1, B2, B6, B12, Ácido Pantotênico, Ácido Fólico, Niacina, Biotina, Cloreto de Colina), Minerais (Cloreto de Sódio (Sal Comum), Carbonato de Cálcio, Cloreto de Potássio, Óxido de Zinco, Sulfato Ferroso, Sulfato de Cobre, Monóxido de Manganês, Iodato de Cálcio, Selenito de Sódio), Minerais Quelatados (Manganês Quelatado, Selênio, Zinco Quelatado, Cromo Quelatado), Premix Vitamínico e Mineral.

Equilíbrio, da Total Alimentos (Gatos Adultos Salmão)
Composição: Carne mecanicamente separada de frango, farinha de peixe, arroz quebrado, milho integral moído, farelo de glúten de milho-60, levedura seca de cervejaria, fígado de frango, semente de linhaça, gordura de frango, óleo de peixe refinado, óleo de soja degomado, polpa de beterraba, psyllium, inulina, óleo mineral, aditivo antioxidante (tocoferol e essência de alecrim), fosfato bicálcico, cloreto de colina, DL-metionina, taurina, mannanoligossacarídeos, ácido fosfórico, cloreto de potássio, extrato de yucca schidigera, hexametafosfato de sódio, ácido fólico, ácido pantotênico, cloreto de colina, vitamina A, vitamina B1, vitamina B12, vitamina B2, vitamina B6, vitamina D, vitamina H, vitamina K, vitamina PP, vitamina E, vitamina C, cobre quelatado, ferro quelatado, manganês quelatado, levedura enriquecida com selênio, zinco quelatado, iodato de cálcio.

Obs: A ração N&D (Natural&Delicious) da Farmina, não tem cereais, mas contém os conservantes químicos e subprodutos.

Vendidas no exterior:
(Não contém subprodutos, cereais, nem conservantes químicos. É possível importar.)

Orijen - www.orijen.ca
Now Fresh - www.petcurean.com/for-cats/now-fresh
Go Natural - www.petcurean.com/for-cats/go
Wellness - www.wellnesspetfood.com
Solid Gold - www.solidgoldhealth.com
Blue Buffalo - bluebuffalo.com
Taste of the Wild - www.tasteofthewildpetfood.com
Wholesome Blend e Lifetime - www.nutreco-pet.ca/brands/wholesome-grain-free
Acana - www.acana.com
Nature's Variety -www.naturesvariety.com
Pinnacle - www.pinnaclepet.com
Holistic Blend - www.holisticblend.com

Qual a sua experiência com rações?


Veja também:
Entrevista com veterinários: Alimentação dos Gatos

10 Comentários

  1. E onde conseguimos comprar essas rações importadas, por exemplo, a orijen que é livre de grãos? Grata

    ResponderExcluir
  2. Novinski, como disse, só no exterior. Procure nos pet shops Pet Smart e Petco. Para mais informações, entre nos sites.

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe me dizer se só a gran free possue o BHA e BHT, ou são todas

    ResponderExcluir
  4. Estou usando a Guabi Natural que têm excelentes ingredientes, estou gostando e meu filhote também! Muito, grata!

    ResponderExcluir
  5. Roseli, só a Guabi e a Equilíbrio não tem. Parece que a N&D vai passar a usar os naturais também.

    Novinski, que bom! =)

    ResponderExcluir
  6. Entrei no site Petlove para comprar a ração dos meus gatos e a descrição da ração Gran Plus de frango para gatos castrados apresenta sim na descrição dos componentes os conservantes BHA e BHT, apenas a ração "Natural" dos mesmo fabricante, Guabi, apresenta os conservantes naturais. Também encontrei a "Ração Adimax Pet Formula Natural para Gatos Castrados" com conservantes naturais e em comparação com a Natural da Guabi é mais em conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruna Obrigada pela dica
      sou de fortaleza consigo comprar on linear

      Excluir
  7. Muito bom adorei
    sai MT caro importar?
    Abraços vou começar pela gabi natural

    ResponderExcluir