Meu gato Abel é jovem, sempre comeu ração de qualidade, sempre me pareceu beber bastante água, faz xixi sem problemas, é ativo, tem o peso ideal e descobri em um ultrassom que está com cristais na urina. Fiquei surpresa e intrigada.

Fui pesquisar e encontrei pouquíssimo sobre o assunto. Esse texto do site da Royal Canin de Portugal foi o melhor.

"Os cálculos urinários são formados pela precipitação de cristais contidos na urina. Estes formam-se na urina se esta contiver quantidades suficientes dos elementos precursores necessários à formação dos cristais.

A formação de cristais na urina é um processo mais conhecido por urolitíase. Atualmente, pensa-se que a urolitíase pode estar na origem de infecções do aparelho urinário inferior numa porcentagem significativa de gatos. Estes cristais urinários possuem a capacidade de se ligarem à matéria orgânica existente na urina, ligação esta que predispõe à formação de uma estrutura que, ao longo do tempo, se transforma num cálculo.

O tipo de cálculo urinário resultante depende dos minerais presentes na urina. Os cálculos urinários mais comuns são constituídos por fosfato, amônia e magnésio, sendo designados por estruvite. A estruvite é então um cálculo de fosfato de amônio magnesiano. Um outro tipo de cálculo urinário bastante comum é o oxalato de cálcio. Outros cálculos urinários, como os cálculos de urato ou de cistina, são menos frequentes."

Descobri também que muita proteína tanto para gatos quanto para cães, faz mal aos rins.

A veterinária disse que dar ração renal resolveria e que apesar do Kim não precisar, poderia comer também. A ração renal vem com menos sal, proteína,  fósforo e mais ômega 3.

Cuidado para não confundir a ração renal com a urinary. Perguntei à Total Alimentos que fabrica a ração Equilíbrio sobre as duas.
"Para um gato com insuficiência renal (doença renal crônica) ou cálculo de oxalato, urato ou cistina: seria recomendado o alimento Equilíbrio Veterinary Gatos Renal. 
Para um gato com doença do trato urinário inferior (bexiga, uretra etc.) ou cálculo de estruvita: seria recomendado o alimento Equilíbrio Veterinary Gatos Urinary."
Dei uma olhada no exame dele e só tinha escrito "poucos cristais em suspensão". (Três anos depois, ele operou e não eram cristais. O teste foi inconclusivo.)

Podemos dar o sachês comum? Perguntei a outra veterinária, a Laila Ribas.
"Depende do grau da doença. Não podemos generalizar. Em alguns casos pode ser indicado, mas também precisa do aval do veterinário."
"As rações terapêuticas só devem ser dadas com indicação médica e não a gatos saudáveis."

Se você tem mais informações, por favor, deixe nos comentários!

14 Comentários

  1. Meu gatinho já passou por isso,ele não conseguia fazer o xixi com normalidade... então levei ele para o veterinário... primeiro mandaram fazer um analises de urina para saber se era uma cistite o uma urolitíase ... e saiu que tinha estruvita na urina o qual fazia pensar que podia ter cálculos de estruvita ... a médica indicou comprar a ração "Royal Canin Urinary Gatos S/O" e fazer uma ultra abdominal ... na verdade eu não fiz a ultra porque não tinha o dinheiro para fazer-la e já a nova ração era cara ... a veterinária falou que devia dar para meu gatinho no minimo 2 meses essa ração para dissolver os cristais de estruvita e acrescentar a quantidade de água que ele bebia. Ela falou que ele podia comer 1 sachet de comida úmida cada dia sem problemas. Desde aquele dia eu tento dar sempre para ele a comida do sache misturado com umas gotinhas de água ... e até agora gracas a Deus continua bem ... ele só recebeu a ração Royal Canin por 2 meses e depois voltei para a Golden Gatos + saché da Friskies. :)

    Será que por mais que dois gatos recebam a mesma ração a diferencia poderia estar na quantidade de água que eles bebem??.... Melhoras para o Abel. Como assim você decidiu fazer a ultrassom ao Abel se não parecia ter problemas com a urina nem nenhuma outra coisa?

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que os dois bebem bem. O Abel teve giardíase, um protozoário que se pega pela água que não foi filtrada, e nos exames acabei descobrindo também os cristais. Está bem no início e por isso ainda não tinha dado problema para fazer o xixi.

    ResponderExcluir
  3. Agora voltou a estar disponivel no Brasil a ração renal em sachet da Royal Canin, que estava em falta há anos. Acho mais seguro, sachet normal não pode. Eu dou para a minha gata de 10 anos de idade para complementar a ração renal sólida. Mas sempre consulte antes seu veterinário. A minha tem uma veterinária homeopata e melhorou muito com homeopatia. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Meu gato teve esse problema da estruvita tbm e ele sempre bebeu muita água...teve que ficar internado, passou varias vezes a sonda para desentupir...sofreu tadinho, isso foi em dezembro..agora estou com monte de dúvidas lendo esses posts, cada vet fala uma coisa..me mandaram dar para o resto da vida a Royal Urinary e NUNCA mais dar wiskas sache ´para o gato pois pode voltar os calculos, somente sache urinary tbm....e só beber água filtrada tbm....minha outra gata nunca teve nada e agora come a mesma raçao junto com ele, pelo menos meu vet falou que nao tem problemas..isso tem 7 meses comendo essa ração e nunca mais teve problema algum...ele sofreu muito tadinho eu espero que nunca mais passe por isso....ficou com o pipi entupido e com dor querendo urinar qdo vi isso corri para o Hospital de animais aqui em Campinas

    ResponderExcluir
  5. Meu gato fez xixi com cor de sangue, e não pareceu sentir dor ou dificuldade.
    O que pode ter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cistite . Por isso que a urina vem com resquícios de sangue. É tratável com antibiótico e cortisona. Após o tratamento de 10 dias de 12/12hs, tirar a ração normal, e passar para uma ração medicinal, que o próprio médico veterinário irá receitar. Dp da ração medicinal, irá fazer uso de ração Urinary gatos.

      Excluir
  6. Michaely, não sei. Qualquer anormalidade, leve-o ao veterinário. É preciso fazer exames.

    ResponderExcluir
  7. Shanna encontrei seu post quando pesquisava sobre o problema do meu Jack que é igualzinho ao problema do Abel. O Jack tem 1 ano, parece absolutamente normal e saudável, masss um ultrassom revelou alguns poucos cristais na bexiga e a veterinária pediu pra trocar a ração.

    Ela pediu um exame de urina também só pra chegar se a proteína não está indo pros rins. Como moro em fazenda, é complicado pra mim ir pra cidade (50km daqui) apenas pra um exame com baixa fé de necessidade, né?!
    Oq você acha?!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Kaa, porque não fez o exame de urina no mesmo dia do ultrassom? A minha vet detectou o problema pelo sangue que deu excesso de ureia. Depois fez o ultrassom para confirmar. Sei que é complicado por ser longe, mas é bom ir. E na próxima vez, faça todos os exames de check up de uma vez só.

    Perguntou se é para dar a Urinary ou a Renal?

    ResponderExcluir
  9. Não perguntei... na verdade ela só me pediu pra trocar a ração por uma específica para gatos castrados, não importava a marca...
    Perguntei se não podia fazer naquela hora o de urina também e ela disse que precisa ser feito de manhã com a bexiga bem cheia :/
    O de sangue dele deu normalzinho!
    Ai... acho que não vou viu?! Vou só trocar a ração cfm ela pediu, isso com ctz. Já estava mesmo pensando em voltar pra super premium da premier pq desde que mudei pra golden meus gatos tão perdendo pelo demooooois! Tava de enlouquecer, agora amenizou um pouco! #GAD

    Obrigada + uma vez pela atenção Shanna!
    :*

    ResponderExcluir
  10. Então a ração renal é indicada para gatos saudáveis? Tinha uma gatinha com insuficiência renal e ela passou a comer só essa ração. Como é mt cara comprei em granel, mas já faz um mês q ela desapareceu :( será q posso dar essa ração para minha gatinha q tem 10 anos e sem nenhum diagnóstico? Pretendo levar ela em breve ao veterinário, mas ela aparentemente é super saudável.

    ResponderExcluir
  11. Daiane, a ração renal não é indicada para gatos saudáveis, mas na minha situação de ter dois e um sem problemas pode-se abrir uma exceção. Fale com seu veterinário.

    Não recomendo comprar ração a granel, pois ela fica exposta a insetos, a luminosidade, poeira e perde suas propriedades. Em muitos casos, também não tem prazo de validade.

    ResponderExcluir
  12. Tenho um gatinho com hipertireoidismo e q está com quadro renal. Tenho outras duas gatas e essa é minha preocupação. Será q elas podem comer a ração renal sem prejuízos?

    ResponderExcluir
  13. o gato do meu amigo também não conseguia fazer xixi levamos ja na veterinaria e ela deu as injeções de antiflamatorios esperamos que ele se recupere pois passou por um tratamento para desobstruir a uretra usou uma sonda também e ira fazer uma ecografia também para ver seu problema mas ela disse que corre um certo Risco, mas a noticia boa que ele urinou, se levantou agora é esperarmos a recuperação dele e o organismo dele ajudar e a noticia boa que os Rins estão bem, agora queriamos saber o porque que veio a ter esse problema se é por causa dele ficar deitado em lugares frios e úmidos e a caixa de areia que meu amigo não limpa ela porque o gato esta fazendo as necessidades no quintal na grama e ele quase todo dia dava o wiskas sache que pelo que li é um veneno para eles dar todo dia, Em resumo dar uma boa ração que tenha menos Minerais que apresentem na Urina

    ResponderExcluir