Quando a viagem é rápida, o melhor é usar o serviço de babá de animais, mas e quando precisamos nos mudar? O único jeito é levar nosso gatinho conosco no avião. Então surgem muitas dúvidas e insegurança. Será que ele vai ficar bem? Quais são os procedimentos?

Cada companhia aérea tem suas regras e para saber tudo direitinho, acesse os links abaixo:

   Latam
   Azul
   Avianca
   Gol


Alguns dos meus clientes passaram por essa experiência e contam para nós como foi.


Viagem Nacional (2014)

Fomos do Rio para Brasília e trouxemos as gatinhas num voo da Azul. Foi super chata a questão do tamanho da caixa que eles pedem. Para elas irem na cabine, tivemos que mandar fazer as casinhas com as dimensões sob medida (43cm comprimento x 31,5cm de largura x 20cm de altura e o peso total do animal mais o container deve ser de no máximo 5kg). Elas ficam com baixa altura (as casinhas) e as gatinhas vêm desconfortáveis embaixo do banco à nossa frente. Foi super ruim, ainda tivemos que passá-las no detector de metais! Fabrícia Salatiel



Viagem Internacional (2014)

Fizemos uma viagem muito grande com dois gatos, de Portugal para o Brasil pela TAP. A documentação para a viagem foi difícil. Chegamos a um ponto em que pensamos que não podíamos vir para o Brasil porque não iam deixar os gatos passarem na alfândega... Precisamos de atestado de boa saúde, atestado da vacina contra a raiva (a vacina tinha que ser dada no mínimo 30 dias antes da viagem), declaração de que nos 40 dias anteriores ao embarque não havia nenhum tipo de doença infecto-contagiosa, e por viajarmos de Portugal também tivemos que pôr chip. Por isso, planejamento antecipado é essencial!
Decidimos que queríamos que eles fossem conosco na cabine. Para animais até 8kg não há problema. Só tem que ir dentro de caixas de transporte macias para poderem ser colocadas debaixo dos assentos e por isso tem que ser maleáveis. Não lhes demos comida, nem água no dia anterior à viagem seguindo indicações da veterinária...
A veterinária também nos deu uns calmantes que deveriam ter efeito durante a maior parte da viagem mas... com o Pepa correu tudo bem... ele veio dormindo a viagem toda, até dava para abrir a caixa e fazer uns carinhos. Já a Luz... ainda estávamos no aeroporto de Lisboa e ela já com a pata sangrando. Tinha arrancado as unhas com o estresse de estar fechada na caixa. Passado uma hora de viagem, o meu marido acordou e ela tinha fugido. Conseguiu rasgar a rede da caixa. Sorte que conseguimos apanhá-la e como não sabíamos o que fazer, a equipe do avião fechou um banheiro só para ela! Ela veio a viagem quase toda lá. E ainda tínhamos que passar na alfândega com uma caixa aberta... Foi uma viagem muito estressante para ela e para nós. Paula Henriques

O meu gato também já arrebentou a tela da caixa macia (só que indo para uma clínica). É um plástico fino. O ideal mesmo seria existir alguns aviões só para animais e seus donos. Com espaço específico para as caixas. Quem sabe no futuro?

Se o animal tiver que ser despachado, tem que estar na caixa rígida. Eles não vão com as malas, onde pode fazer -40ºC. Vão numa área para carga viva, climatizada. Porém, infelizmente há casos de perda dos bichinhos nesses casos. Sempre que der, não tire os olhos deles.

É bom lembrar que para cada um é diferente e que os animais se estressam, mas sempre é melhor que deixá-los em casos de mudanças definitivas. Consulte seu veterinário para tirar todas as dúvidas.



Links interessantes:

Cabines Pet na American Airlines
Pet AirWays - Cia Aérea só para pets

0 Comentários