Gatos e cães precisam de carboidratos na alimentação?


Não. Porque eles fazem constantemente o processo de gliconeogênese, que é transformar aminoácidos e glicerol em glicose.

Por que as rações contém carboidratos?


Comparar um animal de hoje em dia com um animal da natureza é um pouco incoerente, pois os nossos estão castrados e confinados. Então temos que fazer alguns ajustes na dieta para adaptar a vida que eles tem conosco.

Os carboidratos são fonte de energia. Um grama tem 4kcal, enquanto a gordura tem 9kcal. Eles também são necessários para formar os grãos da ração.

Para animais com Doença Renal Crônica por exemplo, é necessário retirar parte da proteína, pois eles precisam ingerir menos fósforo. Para compensar isso, é adicionado mais carboidratos. Veja nas tabelas:

Ração Super Premium para gatos saudáveis

Nutrientes         %
Umidade         10
Proteína         28
Extrato Etério         16
Fibra Bruta         4
Material Mineral         7
Carboidrato (CHO)         35


Ração Super Premium para gatos Renal

Nutrientes         %
Umidade         10
Proteína         15
Extrato Etério         20
Fibra Bruta         3
Material Mineral         5
Carboidrato (CHO)         47


A quantidade de carboidrato não vem na tabela da embalagem. Para calcular a porcentagem, faça 100, menos a quantidade de umidade, menos a proteína, menos o extrato esférico, menos a fibra bruta, menos o material mineral.

Como a dieta precisa fechar em 100%, quando um item é diminuído, o carboidrato é aumentado, pois não é benéfico aumentar outros itens.

Quanto de carboidrato tem as rações?


Como o carboidrato é mais barato que a proteína e a gordura, rações econômicas tem mais quantidade. As secas para gatos saudáveis tem cerca de 37% a 38% enquanto a Super Premium tem cerca de 18% a 35%.

O nível é menor em rações úmidas, pois não precisam passar pelo processo de extrusão.

O carboidrato não é prejudicial, nem benéfico para os gatos e cães. Os carnívoros podem digeri-los.


Fonte: Veterinária Manuela Fischer, PhD em nutrição.

0 Comentários