Eu cresci ouvindo que dar comida - arroz, carne - faz mal para os animais. A ração tem todos os nutrientes necessários e por isso, é a melhor opção. Essa é a opinião dos veterinários. Porém, hoje muitos donos de cães e gatos resolveram ir contra todos e oferecer dietas diferentes, consideradas por eles, mais saudáveis. Qual a melhor opção? Natural, vegetariana, sem cereais ou ração?

Eu conversei com o veterinário Alexandre Daniel da clínica especializada em felinos Gattos de São Paulo sobre o assunto.

Sobre a dieta vegetariana:


Sou totalmente contra. Gatos são carnívoros estritos, e não podem viver com dietas vegetarianas. Acarreta em inúmeros problemas nutricionais. Não é possível mudar a natureza dos felinos, presentes há milênios na terra, em 50 anos de convivência como "pet".


Sobre a dieta natural (carnes cruas, vegetais, ovos, ossos e frutas):


Na natureza, felinos raramente comem vegetais. Eles não tem metabolismo bem adaptado à sua ingesta. Dependendo do tipo de carne (sua maioria), existem quantidades bastante desbalanceadas de cálcio e fósforo. Na natureza gatos comem presas, incluindo músculo, vísceras, tendões, ligamentos... querer "adaptar" uma dieta certamente acarretará em deficiências nutricionais que, a longo prazo, podem ser irreversíveis. A melhor maneira de evitá-los é fornecer um alimento balanceado formulado por veterinários.

Alimentos semi-cozidos:

A cocção mata diversos agentes infecciosos, o que é benéfico. Mas anula algumas particularidades de palatabilidade e qualidade protéica. No geral, não há contra-indicação, desde que não seja a base alimentar do felino.

Ossos:

O cálcio é importante na dieta, e ele provém desta fonte quando o animal é alimentado com "presas". Se o animal não se alimenta constantemente de presas, o melhor é evitar esse tipo de administração, com o uso de um alimento balanceado.

Os hormônios das carnes:

Hormônios são proteínas, que são degradadas no estômago, não existindo absorção. Hormônios para serem absorvidos precisam ser injetáveis.

Sendo os gatos carnívoros, por que são necessários os vegetais nessa dieta?

Os vegetais por assim dizer, são fontes de fibras e de alguns outras moléculas. Nos felinos na natureza, sua ingestão vem do conteúdo presente no estômago da presa (geralmente uma ave ou um pequeno mamífero herbívoro/onívoro). Não são imprenscidíveis nos nossos felinos, desde que nutridos com alimento balanceado.


Sobre a dieta sem cereais:


Por que as rações sem cereais trocam trigo e milho por outra fonte de amido como a batata?

Isso mais vale por preço e época de produção. O amido é necessário para que as rações possam ser feitas e peletizadas (formação do grão).

Sobre as rações:


As rações não tem ingredientes a se evitar, senão sua venda não seria autorizada no mercado. Os alimentos de empresas idôneas e de tradição tendem a ser saudáveis sempre! A grande questão é que, quando não bem empregado ou orientado, até o melhor dos remédios pode ser um veneno!

A Yucca, utilizada para diminuir o odor das fezes, faz mal para a saúde dos felinos?

Os trabalhos científicos que existem em gatos não mostram problema na adição dela na dieta.


0 Comentários