Eu estava no site do Walmart dos Estados Unidos há mais de um ano atrás e achei esse produto, o Paw Print Kit, onde eu poderia marcar as patinhas dos meus gatos para guardar de recordação ou expor como um quadro. Adorei e minha mãe comprou quando foi lá.


1ª Tentativa: Gesso

Na embalagem vem escrito apenas "stone mix", acredito que o material seja gesso. Um pó branco que se mistura com água e depois se coloca a(s) pata(s) do animal. Tem que esperar secar um pouco. Ficou uma camada da água por cima, grudou poeira do ar e pelos dos gatos. Sujou bem as patinhas deles e a marca se desfez. Esperei secar mais. Tentei três vezes, o que os estressou, e esse (foto) foi o melhor resultado. Muito ruim. Fiquei decepcionada.



2ª Tentativa: Massa de Sal

Meses depois, estava buscando outra coisa e sem querer achei a receita de uma massa caseira para o mesmo fim. Serve também para marcar as mãos de bebês. Se chama Salt Dough.

1 copo de sal
1 copo de farinha
1/2 copo de água

Misturei, depois abri com rolo de massa e cortei no formato de cabeça de gatinho. Para pendurar, fiz um buraco na parte de cima com um canudo. Foi uma luta para conseguir colocar as patinhas deles, pois não queriam de jeito nenhum. Saia borrado, mas depois de algumas tentativas, deu certo. No site está escrito para colocar no forno com papel manteiga ou papel alumínio por baixo, por 3 horas ou deixar secar naturalmente por uma semana. Deixei uma hora porque ficou moreno. A massa inchou mais do lado esquerdo que do direito. Depois que esfriou, murchou, e ficou feio. Rachou atrás também. Tinha sobrado massa, então fiz essas duas cabecinhas que ficaram boas. Porém, nos dias seguintes choveu e a massa absorveu a umidade do ar, ficando mole e se desfazendo. Joguei fora.




3ª Tentativa: Argila

Resolvi então tentar com argila. Comprei da marca Colorgil. Ela é muito dura para as delicadas patinhas de gato, mas deu para fazer. Quando estava secando ao natural, apareceu três rachaduras. Consertei com uma colher. No dias seguinte, vi que onde encostei a colher, ficou mais escuro. Virei. Atrás estava completamente rachado. Tentei com delicadeza colocar mais argila e a orelha quebrou.




4ª Tentativa: Biscuit

A massa de biscuit foi sugerida nos comentários. Comprei duas já prontas da marca Polycol. Vieram muito duras e foi complicado trabalhar com elas. Ficavam rachando. Então fiz só uma bolinha e abri com rolo de massa. Não ficou perfeito porque meus gatos não deixaram, mas foi a melhor opção.



Existe no Brasil um porta-retrato que vem com argila para marcar as patinhas. No em tanto, queria fazer o meu próprio, o que o tornaria pessoal e único.

Vocês já tentaram fazer? Como foi?

2 Comentários

  1. Querida, vou fazer da minha cachorrinha. Vou usar massa de biscuit. Você pode comprar pronta em lojas que vendem produtos para arte e artesanato. Depois de amassar um pouco, ela fica bem maleável, dá para fazer marcas e modelar facilmente. Depois é só esperar secar totalmente e usar a criatividade para decorar.

    ResponderExcluir